Após 30 anos, Robert Siegel pendurou o microfone como âncora do All Things Considered, um dos dois noticiários nobres da NPR, a National Public Radio, que vai ao ar de segunda a sexta entre 4 da tarde e 8 noite (escute aqui a despedida). O outro é o Morning Edition. Que notícia é esta?

Well, para quem vive da NPR, como milhões de americanos, é uma sensação de orfandade. A NPR  equivale à BBC de Londres e por décadas Siegel foi a voz da minha América. Eu vim morar aqui pela primeira vez em 1982 para fazer um mestrado e na época Siegel era correspondente em Londres da NPR, a radio com a qual me casei e nunca me separei.

Nunca morei em cidade grande nos EUA, sempre no interior e em subúrbio. Desde 1982, quando comprei meu Chevy Impala 69 por 525 dólares, eu dirigo muito e sempre ligado na NPR, eu costumava dirigir com Siegel e sigo viagem com outros âncoras da NPR, mas nunca convivi tanto com um como ele.

Aliás, minhas duas filhas também, obrigadas na carro a escutar noticiário da NPR. Quando disse a elas no fim de semana que a era Siegel terminara, foi uma informação comovente. Siegel era uma mistura de tio chato e bonachão (chato, pois elas não podiam escutar música no carro e bonachão pelo tom da voz). Mas, as “meninas” estão gratas. Elas aprenderam muito com o tio.

São dias de tributos a Robert Siegel. Recolhi este de Greg Gungor Atmaca, um motorista turco de táxi em Boston (agora no Lyft). Siegel era seu companheiro há 15 anos. Meses atrás, Siegel foi seu passageiro quando fazia uma reportagem na cidade. Atmaca não reconheceu a face do passageiro, mas na hora soube quem era pela voz. O sempre jornalista Siegel entrevistou o motorista. Atmaca aprendeu algumas coisas com o âncora de voz relaxante, como todos nós aprendemos tanto com ele ao longo dos anos. Na era do barulhento talk-show, Siegel era talk e não show.

Pela última vez: “I am Robert Siegel and you are listening to All Things Considered from NPR News”.

 

Deixe um comentário

11 Comentários em "A voz da minha América"

avatar
Ordenar por:   novos | antigos
Marcio
Visitante

Caio
Bela homenagem.
Também , eu e minha cara metade, sentiremos profundamente a falta dele!
Fez muito pela NPR!
Saudades..

Robson La Luna di Cola
Visitante

Qual é o perfil político/ideológico do Robert Siegel?

Marcio
Visitante

Seguia impartial do bom senso e fatos.

Marcio
Visitante

Digo: o partido do

Robson La Luna di Cola
Visitante

E o que ele acha do Trump, e de seu governo?

Marcio
Visitante

Não sei, ele nunca falou. Ele só entrevista as pessoas e apresenta as notícias.

Rambo Vittar Arrombado Boneca
Visitante

Literalmente o Trump resolveu botar fogo na casa.
Kkkk

Robson La Luna di Cola
Visitante

Incêndio na Trump Tower?

Alex Wie
Visitante

Em poucas linhas um grande homenagem.

Ivan
Visitante
O que dizer? Lembranças de uma época feliz mas não menos infeliz na realidade? Minha realidade me remete aos Beatles da década de 60. Uma época em que o mundo estava quase se explodindo. Mas era um mundo maravilhoso para mim. Esperança no futuro. Crença de que o bem triunfaria… Leia mais >>
Pierre
Visitante

Boa noite, seu Caio.
Pondo a leitura em dia. Coluna saborosa.

wpDiscuz
Close
SiteLock