O 45 é bizarro, mas não é tão original como se imagina, como ele imagina. O 45 é o quadragésimo-quinto presidente dos EUA. Seu jogo é tática velha, mas costuma dar resultados.

Donald Trump vai ao ataque, dando trombadas com as guerra culturais. A ideia é gerar divisões e distrações dos seus fracassos. A guerra cultural mais marcante do momento é o jogo da bandeira. Trump e seu vice Mike Pence se enrolam no patriotismo, acusando quem protesta de insultar a pátria.

O caso flagrante: os jogadores de futebol americano, quase todos negros, que se ajoelham durante a execução do hino para protestar contra brutalidade policial, desigualdades sociais e racismo. Obviamente, eles não estão insultando a pátria, talvez o comandante-em-chefe que faltou ao serviço militar na Guerra do Vietnã e não tem pudor para insultar genuínos heróis militares como o senador John McCain.

O caso do hino estava meio adormecido e foi despertado no domingo pelo vice Mike Pence, que por instruções do chefe, deixou o estádio em Indianapolis quando jogadores se ajoelharam durante sua execução.

E esta briga Trump ganhou. Na terça-feira, o cartola da NFL, Roger Goodell, capitulou e pediu aos 32 times da liga de futebol americano que assegurem que os jogadores se levantem na hora do hino. Nada como fabricar a polêmica do hino quando a banda presidencial dá vexame atrás de vexame.

O governo pisa na bola na reconstrução de Porto Rico, território devastado por um furacão. O esporte de Trump é arremessar rolos de toalhas de papel para desabrigados.

Através de decretos, Trump reverte medidas da era Obama, mas sua agenda legislativa não tem nada a oferecer. Trump sequer consegue alinhar o seu time republicano, maioria no Congresso, para aprovar projetos de lei importantes, algo cada vez mais difícil, pois ele passa um tempão tuitando insultos contra senadores do próprio partido.

Há ainda os escândalos do time de ministros, submetidos à auditoria pelo uso abusivo de jatinhos e aviões militares. Tom Price não está mais a bordo como ministro da Saúde.

E o presidente que nos comícios eleitorais, ainda em marcha, estimula os gritos de “lock her up” para Hillary Clinton pelo uso de um servidor privado de e mails quando era secretário de Estado, vê contornos familiares na atitude. A filha e o genro, que trabalham para o governo, também eram chegados em conta privada de e mail no exercício da função.

Existe a guerra civil dentro do próprio ministério, com o debate se o ainda secretário de Estado, Rex Tillerson, chamou o presidente meramente de idiota (moron) ou de fucking moron. Políticos republicanos ficam mais corajosos, após anunciarem que não vão concorrer à reeleição, para chamar Trump de idiota, ignorante ou desequilibrado mental que exige supervisão de adultos.

O senador Bob Corker (alvo preferencial dos insultos presidenciais esta semana) alertou que Trump arrisca colocar os EUA “no caminho da Terceira Guerra Mundial”. Pensando melhor, esta patriotada sobre futebol americano é mais do que uma distração. É um jogo perigoso armado por um presidente impopular, sem conhecimento e sem escrúpulos.

 

 

Deixe um comentário

55 Comentários em "O jogo do 45"

avatar
Ordenar por:   novos | antigos
Otto Heinrich Wehmann
Visitante

“A ideia é gerar divisões e distrações dos seus fracassos.” Os EUA estão divididos desde o caso Alger Hiss e a esquerda se radicalizou em 1968, Bill Clinton foi uma exceção, então vieram a radicalização dos NEOCONS e mais radicalização do governo OBAMA.

Guga
Visitante

A idéia é unir o país PELO MENOS em torno da mesma bandeira.

A afirmação de Corker nao pode ser levada a sério,Trump acertou sobre a China e Coreia do Norte.Ele nao criticou Rex no tuite,ele aumentou a pressão.

maisvalia
Visitante
O picareta achou no futebol um maná, mas a NFL censura comportamentos comemorativos de touchdown, então nada demais ela censurar o gesto idiota dos milionários jogadores. E tudo é business por lá e a arrecadaçao caiu, so! É a economia, estupido. Não tem santo nessa história. O inventor disso era… Leia mais >>
Guga
Visitante

E pontuando.

Gabrielxxx
Visitante
Só a perda de verdinhas é capaz de deixar um milionário americano mais triste do que os olhares de reprovação politicamente corretos… Nesse caso Trump apostou correto, como quase sempre, eleições legislativas do ano que vem serão muito boas para o agente laranja… “Coitada” da NFL, que só tinha a… Leia mais >>
Guga
Visitante

Iam perder patrocinadores.

Novocredo
Visitante

Os resultados legislativos são pífios mas a agenda de Trump que não depende do congresso vai a pleno vapor.

Guga
Visitante

Concordo.

maisvalia
Visitante

Orra meu, com 32 times tinha que postar justo as camisetas do Green Bay Packer, inclusive a 12 do QB Aaron Rodgers, gênio do futebol.

victor marques costa
Visitante

Se formos associar Presidentes a jogos , ficaria mais ou menos assim .

Reagan = Xadrez
Clinton = Dama
Bush = War
Obama = Paciência
Trump = Banco Imobiliário .

Rsssss.

Guga
Visitante

Aahahahah,boa essa!

Guga
Visitante

Tenho uma equação tambem:

Bill + Bush + Obama = Trump

Ingo
Visitante
já foi um grande problema ter que explicar para meus filhos que estudar tem futuro, depois que o semianalfabeto Lula virou presidente. Agora mais problemas na educação- como justificar- o mais esperto cede, gritar mais alto não resolve, você não tem vergonha? respeita os outros que eles te respeitam, em… Leia mais >>
Diretas Já
Visitante
Falando em futebol (sim, soccer) os EUA não vão à Russia. Previsível. Não vamos sentir falta deles, as grandes seleções e ganhadoras de Copa já garantiram vaga e só falta a Itália do grupo dos Campeões. A Argentina passou, com Messi brilhante em night to remember para os argentinos. Ele… Leia mais >>
victor marques costa
Visitante

Mas o melhor mesmo é que Vai Ter Copa!
—————————————————
Vai . . ? Se Putin na nostalgia de recriar o Império comunista Soviético , ou o Ditador da Ruína Comunista da Coreia do Norte até lá não jogarem o mundo em uma guerra . . .

Diretas Já
Visitante

Vai sim, Urubu!

victor marques costa
Visitante

Melhor urubu , Que Lulla ou Anta . . .

maisvalia
Visitante

Vai sim, Gorda!
Hoje a incompetenta presidenta ex honesta teve os bens bloqueados.
Que lindo né amiga e defensora de corruPTos?

victor marques costa
Visitante

comment image
Do campeonato jogo sujo que vocês jogam , chegamos nas Penalidades . . !

Guga
Visitante

E a Graça?Escapando pela tangente?Já mandou raspar a tatuagem do PT?

maisvalia
Visitante
“ Não importa se o Brasil entregou a Copa daqui, com o time exposto àquela pressão psicológica, mais pela agitação política do que pela obrigação de ganhar o torneio.” – Mais uma narrativa falsa como nota de três. Desta vez os vermelhinhos não escreverão sua história falsa. Perderam o bonde,… Leia mais >>
Guga
Visitante
Nao me importa mesmo que a ´´Seleção Brasileira´´ dirigida pela corrupta CBF,subordinada a corrupta FIFA entregaram o jogo. Importa que a conta da Copa e da Olimpiada recaiu sobre todos,lembrando que boa parte deste país nem esgoto tem,mas possui muitos ralos que sugam recursos publicos. Que Putin fique com a… Leia mais >>
victor marques costa
Visitante
lembrando que boa parte deste país nem esgoto tem – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – Boa parte desse país ,… Leia mais >>
Guga
Visitante

Corretissimo caro Victor,inclusive quando parte da imprensa somente ´´acordou´´ quando Moro jogou toda mrd no ventilador.Até então os problemas brasileiros restringiam-se aos periodos ciclicos do capitalismo.

Guga
Visitante

Essa é boa,a trilionaria inteligencia dos EUA nem se presta para defender seus segredos:

http://edition.cnn.com/2017/10/10/politics/north-korea-hackers-us-south-korea-war-plan/index.html

Mas para ficar 2 anos com conversinha de conluio,ahhh,isso são bons.

Diretas Já
Visitante
Voces são deprimentes. Estou justamente criticando a politização de um esporte popular emocionante, e voces vem falar de…política. Chatos, pernósticos, e alguns tão desagradáveis que nem dá vontade de responder. Façam o seguinte, então: quando a COPA COMEÇAR, voces juntem-se aqui para adorar o Trump ou falar sobre ele, dia… Leia mais >>
victor marques costa
Visitante

Mozart , Beethoven , Bach , Strauss , Schubert , Chopin , Handel , Mendelssohn me emocionam , o que é messi ?
A miséria , injustiça , desigualdade , sofrimento , ignorância e morte precoce do povo brasileiro me emocionam e entristecem também .

Guga
Visitante

Quem politizou o esporte foi Lula e a odebrecht na construção dos estadios,politizou com meu dinheiro atraves de impostos e nem corintiano sou.

Diretas Já
Visitante

Ahahaha. Gosta mesmo é de sertanejo e pagode. Desce daí ignorante.

maisvalia
Visitante

Desce daí gorda.

victor marques costa
Visitante

Tem muita coisa boa , principalmente da antiga , mas não curto , mais para o bom e velho Rock ‘n’ Roll .
Obs : Não sou ignorante .

maisvalia
Visitante

E vc GORDA, emagreça, desapareça grelo duro, vá saudar a mandioca, babar os ovos do Lullarapio e comentar nos blogs de esgotos, onde escrotas são bem vindas.

Diretas Já
Visitante

Comento onde quiser. Voce e sua tropa de milicos NUNCA vão me impedir de fazer e dizer o que quero. Vê se cria vergonha na cara.

maisvalia
Visitante

PS Torcerei pelo Neymar, não pelo milongueiro.

Diretas Já
Visitante

Sim, torça pelo seu corrupto de estimação. haja hipocrisia!

Carmem
Visitante
Oi Caio, Não acho q o Trump vá colocar os EUA na rota de uma terceira guerra. O pior problema dele é limitar os debates sobre os desafios do nosso tempo como as mudanças no clima, o envelhecimento da população, a automação, enfim, questões urgentes q deteriam estar sendo debatidas… Leia mais >>
victor marques costa
Visitante

Não acho q o Trump vá colocar os EUA na rota de uma terceira guerra.
– – – – – – – – – – –
Ele pode até colocar , mas todos os outros vão tentar desviar . rssssss .
Abs , cumps .

Carmem
Visitante

o Trump não é do tipo q entra numa guerra. É um camarada sem convicções. Ele pode até jogar uma bomba ali e acolá, fazer ameaças mas duvido q puxe o gatilho pra valer.

Novocredo
Visitante

Sobre a guerra eu não sei, mas a agenda ambiental retrógrada vai deixar os EUA mais atrasado em relação à China. Ficar brigando por carvão num tempo que deveria implantar energia solar coloca a América em posição de desvantagem. Trump é o homem errado na hora errada.

Renato
Visitante
45 pra mim e PSDB…no Brasil..Aperta 45..tecla verde ..confirma! Foi assim por 6 eleições presidenciais seguidas. Agora, Vou de Bolsonaro ou espero Mourão? Quanto a Trump…lá vai minha opinião. Enquanto a economia não desandar, enquanto o desemprego ficar baixo, Trump pode falar e fazer o que quiser. No entanto, acho… Leia mais >>
wpDiscuz
Close
SiteLock