No jamboree nacional dos escoteiros, outra sem-vergonhice de Trump

O começo da semana sinalizou mais uma vez que Donald Trump não é exatamente um escoteiro no respeito às instituições. Ele ainda não entendeu e provavelmente nunca entenderá que na condição de chefe de estado (além de chefe de governo) existe um componente cerimonial, não partidário, que é parte do cargo.

E mais uma sem-vergonhice aconteceu justamente quando ele falou para os escoteiros na segunda-feira no seu encontro nacional. Sim, garotada acampada.

Houve uma ou outra banalidade presidencial sobre humildade e integridade, mas o grosso do papo foi em ritmo eleitoral, com disparos contra Barack Obama, Hillary Clinton, fake news, sua fantástica eleição e por aí. Trump até induziu a garotada a vaiar Hillary, rompendo as regras dos escoteiros que proíbem atividades políticas quando estão de uniforme. Na quinta-feira, o chefe dos escoteiros pediu desculpas às famílias da garotada pelo comportamento do presidente.

E ao longo da semana, Trump continuou acampado na lama presidencial. Ele disparou tuítes e ataques públicos contra senadores republicanos e contra seu próprio ministro da Justiça, Jeff Sessions, sujeito ultraconservador, encarregado de implantar a agenda trumpista em imigração, questões de lei e ordem e supressão de direitos.

No entanto, há um limite e Sessions respeita o cargo e se recusa a prestar lealdade pessoal e fazer o trabalho mais sujo exigido por Trump para sabotar as investigações empreendidas no próprio ministério sobre possível conluio entre os russos e a sua campanha eleitoral, da qual o ministro participou. Trump frita o ministro, mas não o demite e ele não pede demissão.

Trump acha que o governo e o estado estão à sua disposição. Governa movido por seu ego e através de tuítes, como na tentativa de desviar as atenções, surpreendendo o próprio Pentágono ao tuitar o anúncio de que transgêneros não podem servir nas Forças Armadas.

A sem-vergonhice Trump é infindável. Com ele, são os Estados Unidos do Caos. Seu governo é simplesmente disfuncional. Basta ver o seu novo diretor de “comunicação”, um sujeito chamado Anthony Scaramucci. A imprensa está tendo orgasmos com sua boca suja, vomitando “fucking pra cá, fucking pra lá”, nas suas brigas com outros assessores do alta escalão do governo.

Até a ultraconservadora página editorial do Wall Street Journal estima que Trump está cruzando as linhas éticas quando sugere que Jeff Sessions processe Hillary Clinton, num gesto de vingança, digno de gângsters políticos como o turco Erdogan e o filipino Duterte. Sim, o Wall Street Journal coloca o presidente dos Estados Unidos da América na vala destes dois aí.

Um teste mais dramático de gangsterismo político seria a audácia de Trump para forçar a demissão do promotor especial Bob Mueller, encarregado das investigações sobre as conexões russas. Tal gesto deflagraria uma crise constitucional.

Sempre há especulações em torno do mistério que é a tietagem de Trump em relação a Vladimir Putin. Será que o ex-coronel da KGB realmente tem material que comprometa o chefe de estado dos EUA, aquilo que em russo é conhecido como krompromat?

O fato é que presidente, petulante em público, parece em pânico agora que Bob Mueller expandiu suas investigações para os negócios das organizações Trump. Na lição de Watergate, follow the money, siga o dinheiro. Sem nunca esquecer que Donald Trump jamais foi escoteiro na vida.

PS- e a semana culminou com o devastador fracasso para Trump e os republicanos na votação no Senado na madrugada desta sexta-feira para a rejeição do Obamacare, devido à deserção do bravo soldado John McCain e de duas senadoras republicanas. Trump vai escada rolante abaixo.

Deixe um comentário

67 Comentários em "Sempre alerta"

avatar
Ordenar por:   novos | antigos
Novocredo
Visitante

Trump é um falastrão mesmo. Até seus admiradores acabarão reconhecendo.

Rubem
Visitante

Caio,
Evidente que o governo Trump é um retumbante fracasso. E nem poderia ser diferente.
Aliás ontem tomou outra catracada. Pro vinagre a história de acabar com o Obamacare.
O herói do dia? Ele mesmo, John McCain. E as duas outras senadoras republicanas.
https://www.publico.pt/2017/07/28/mundo/noticia/mccain-volta-a-ser-o-heroi-de-milhoes-e-trava-fim-do-obamacare-1780605
Rubem

maisvalia
Visitante
O herói do dia? Ele mesmo, John McCain. – Só esqueceu noço bom mom moço que o herói espera mais discussões MAS É A FAVOR de mudar e bem o plano bullshit do Obanana. Esta parte da noticia não interessa ao peteba. E que o Obamacare faz água por todos… Leia mais >>
Gabrielxxx
Visitante
Rubem, interessante ver como o fator ideológico fala mais alto, tanto em relação à vc, como em relação à Trump. Vc comuna, defendendo um sistema de saúde que consiste em seguradoras drenarem dinheiro dos contribuintes para aumentarem seus lucros, à medida que diminuem a cobertura e a quantidade de serviços… Leia mais >>
Rubem
Visitante
No mais Gabriel, o McCain deu uma aula de política, decência e civilidade. Como o próprio usuário Caio destaca há problemas e democratas e republicanos sabem disso e reconhecem, mas o ponto central do Maverick, é que você não resolve essas coisas no tapa, na “porrada”, mas através de discussão… Leia mais >>
Ramos
Visitante

Será que os democratas, também terão está sensibilidade, decência e civilidade?

Gabrielxxx
Visitante
Pra mim só há dois problemas, gerados pelo Estsdo do Bem. Qual a justiça de alguém se entupir de gordura saturada por toda a vida, encher a cara, não fazer exercícios e depois querer que o estado o banque seu tratamento cardíaco caríssimo. Isso só acontece pq os mega empresários… Leia mais >>
Rubem
Visitante
Esse seu comentário é uma sandice do começo ao fim. Pelo seu raciocínio se um soldado tomou um tiro no combate, que se dane, afinal na sua cabeça trumpista heróis são os que não tomam tiros….. Aliás um sujeito que adora se entupir de gordura é justamente o Trump e… Leia mais >>
Gabrielxxx
Visitante
Por fim, esqueci de salientar um ponto, os tais “consensos” na democracia quase sempre consistem e arrancar benesses de quem já pouco tem, mantendo-se os privilégios de poucos grupos, sob o argumento de que o sistema vai quebrar… Duvido que algum político vai peitar as seguradoras, quem poderia tá sendo… Leia mais >>
Gabrielxxx
Visitante

Caio, ele mudou de ideia como quase todo político, eu análise Trump pelo que ele dizia antes de ser alçado à presidência. Ele claramente é um patriota fervoroso pró interesses americanos, imperialista comercialmente, não liberal. Ele abraçou os valores conservadores por conveniência, como quase todo político..

Masa
Visitante
Quem criou a bandeira contra o Obamacare foi o partido Republicano, Trump assumiu esta briga depois, daí a postura dele a respeito dessa causa, ele trocou de posições varias vezes e só assumiu essa disputa depois que virou candidato do partido. Concordo com a opinião dita acima: “Obamacare é um… Leia mais >>
Guga
Visitante

Certo Masa,tem que reduzir gastos públicos que na sua maioria será no SOCIAL,não tem como não ser.
A estrutura do social security,medicaid e medicare está falida,como a nossa.

Celina
Visitante
Você conhece o orçamento americano? Segue uma visualização: Mas como não tenho certeza se a imagem vai ficar acessível, seguem os gastos de algumas áreas em percentagem: Saúde – 6% Educação – 6% Veteranos – 6% Seg. Social – 6% Habitação – 6% Government – 6% Defesa/gastos militares – 54%.… Leia mais >>
Celina
Visitante

Ups. Me enganei Seg. social são só 3%.

Guga
Visitante
Seu grafico é discretionary spending,importante é o mandatory: Where Does the Money Go? M​ost of the money goes to pay Social Security, Medicare and Medicaid benefits. These are part of mandatory spending. Those are programs established by prior Acts of Congress. The mandatory budget will cost $2.535 trillion in FY… Leia mais >>
Guga
Visitante

Se lhe interessar leia tambem este artigo referente ao custo para rolagem(serviço) da divida publica,quanto maior a divida,pior.

http://nationalinterest.org/blog/the-buzz/us-taxpayers-dont-realize-theyre-paying-billions-service-the-17796

Guga
Visitante
Do mesmo artigo acima: ´´To put debt-servicing costs in context, the federal budget is separated into three main spending categories: mandatory, discretionary, and net interest. Net interest is the difference between what the government pays to service the publicly held national debt and what is earned from government-issued loans. As… Leia mais >>
Celina
Visitante
Então os EUA (assim como a maioria dos outros países desenvolvidos) tem um sério problema com a questão das aposentadorias (as pessoas vivem cada vez mais e a natalidade caiu). Mas a desigualdade social tem aumentado nos EUA e não será nada fácil (talvez nem mesmo sábio cortar tudo no… Leia mais >>
Guga
Visitante

Concordo Celina,mas onde há pobreza,como nos EUA,há potencial de crescimento.

Facil não é,nem Obamacare repeliram,mas precisam fazer,cortar gastos públicos no médio prazo liberam recursos para a iniciativa privada.

maisvalia
Visitante
Se enganou mesmo ooops Department or Agency Outlays Dept. of Agriculture $137,740,057,327 United States dollars Dept. of Commerce $9,429,415,979 United States dollars Dept. of Defense – Military Programs $516,237,907,560 United States dollars Dept. of Education $70,850,949,480 United States dollars Dept. of Energy $24,557,506,270 United States dollars Dept. of Health and… Leia mais >>
maisvalia
Visitante

Esse seu gráfico é parcial e é um dos diversos do site que vc pesquisou, não consta nem a parte da divida publica.
Na wikipedia tem a proposta do Obama para 2016.
E é bem diferente do seu gráfico
http://federal-budget.insidegov.com/l/119/2016

maisvalia
Visitante

Picareta em chefe.
Nuncanteznaquelepaiz.

maisvalia
Visitante
E nada, até hoje, desmentiu esse pequeno trecho: “É incrível como algumas pessoas acham que nós não podemos pagar médicos, hospitais e medicamentos, mas pensam que nós podemos pagar por médicos, hospitais, medicamentos e toda a burocracia governamental para administrar isso.” Thomas Sowell Eu mesmo sou vítima disso. Pago imposto… Leia mais >>
Guga
Visitante

Não esqueça que no seu plano privado tambem ha incidencia de impostos,portanto mais caro.

Carmem
Visitante
O caldo tá entornando. Trump além de mau caráter é mentalmente instável. Resolveu enxovalhar de vez a presidência da república. Sorte ele não ter um animal de estimação senão já tinha o nomeado ministro. Não é possível q na constituição não tenha uma cláusula sobre insanidade do presidente. Complicado, mas… Leia mais >>
Ramos
Visitante

O Estado de Wisconsin irá receber depois de muitos anos, uma empresa que irá gerar 3.0000 empregos e vocês só pensam de tirar o cara da Presidência. Que democratas! O francês já reduziu o desemprego. A U E contra as sanções à Rússia aprovada pela Câmara americana, e aí?

Guga
Visitante

Ramos, até UE já deve estar achando que a histeria russa foi longe demais.

Carmem
Visitante

E daí? Trump não tem nenhum respeito pelo cargo q ocupa. É impressionante q pessoas q se julgam conservadoras defendam um sujeito q não tem o menor respeito pelas tradições do cargo e da instituição da qual é representante.
Fim da picada.

Guga
Visitante
Trump nao sem encaixa em nenhuma dessas definições e não nem é por isso que o apoio. Desculpe,mas quem não tem respeito pelo presidente eleito são ´´eles´´,os perdedores,não entendi bem no que ele até o momento desrespeitou sua função,perfeito ninguem é. Peggy Noonan, no Wall Street Journal, ela é Pulitzer… Leia mais >>
Carmem
Visitante

E o q vc entende? Hehehe
Para escrever uma defesa dessas.. nada,né?

Guga
Visitante

Carmen,eheheheheh,da uma analisada no nivel dos presidentes que vem ocupando o cargo,o curriculum pessoal dos caras,tá parecendo alguns paises ao sul do equador.

Feia a coisa nos EUA e não é de hoje.

Guga
Visitante

Agora,ataca-lo dizendo que é um nazista,fascista,louco e etc dai sim é desrespeito.

Para quem NUNCA sentou numa cadeira publica até que está indo bem,sua linguagem é da Trump Tower,nao vai mudar,já tem 70 anos e acho que fica só 4,por isso a pressa em aprovar tudo.

Carmem
Visitante

Impressionante sua falta de proporção. Por mais q os antessores de Trump tenham sido inábeis nenhum foi indigno do cargo. Até Nixon teve mas grandeza do q esse vagabundo.

Guga
Visitante

Tá bom Carmen,Trump é um vagabundo no meio de canalhas.

O establishment merece ele e muito mais.

È o seguinte,para quebrar a maior economia do mundo tem que ter muito sem vergonha politico corrupto sentado na cadeira e muita imprensa que fez e ainda faz ´´vista-grossa´´ para toda essa pilantragem.

Carmem
Visitante

Bush não quebrou a economia. Wall st quebrou. EUA não é Brasil onde o governo sozinho quebra uma economia.
Trump é um bastardo dessa “economia” q quebrou os EUA. Real estate anyone?
Pois é. Esse lixo está no poder. Não é surpreendente q não estejam à altura do cargo

Guga
Visitante
Caio concordo com algumas definições,mas são muitos atributos negativos para uma pessoa só. Considere tambem que estão tentando impicha-lo desde que cadidatou-se derrotando Bush. Parte da imprensa tambem não tem contribuido e boa parte deve-se a sua boca descontrolada,concordo. Politicos levantam a bunda da cadeira quando expostos publicamente,caso Sessions e… Leia mais >>
Carmem
Visitante

O Obamacare é ruim mas para q um bom plano fosse possível o governo teria q enfrentar as seguradoras, as farmacêuticas, as corporações médicas e a industria de indenizações, todos ao mesmo tempo.
Não vai ser o Trump, né?

Rubem
Visitante
Vc tá parecendo o Bernie falando. Esse é o discurso dele. hehehehe Rubem PS Sistemas de saúde são complicados de equacionar, não há um que seja uma perfeição, mas há bons exemplos. Meus amigos canadenses relatam que no Canadá pode demorar um pouco cirurgias e consultas eletivas, mas consegue-se. Um… Leia mais >>
Carmem
Visitante

No Canadá é uma porcaria, no RU tb. Enfrentar os lobbies não é o mesmo de torna-lo público como o Bernie quer. Há um espaço enorme de soluções entre a porcaria canadense e a droga americana.

maisvalia
Visitante

Continua aparecendo comentários não liberados, hehehehehe

Masa
Visitante
Na União Soviética o governo não precisava enfrentar as seguradoras, as farmacêuticas, as corporações médicas e a industria de indenizações, no entanto, não deu certo, poderia então explicar pra nós o motivo disso? Assim como Obama e seus seguidores, eles sonhavam com uma saúde pública universal “do berço ao túmulo”,… Leia mais >>
Gabrielxxx
Visitante
Tudo o que vc falou é correto é pertinente, mas não apaga o fato de que o sistema americano, embora o sistema seja melhor do que o dos outros países, poderia ser mais barato e menos efetivo e não o é por causa dos lobistas das seguradoras.. Além disso, ninguém… Leia mais >>
Guga
Visitante
Gabriel,120 milhoes de norte americanos de baixa renda ja são assistidos pelo Medicaid/Medicare,não sei quantos milhoes são as empresas que pagam o plano privado. Obamacare contempla 20 milhoes para alguns e 11 milhoes para outros,numeros discutiveis,para um pais de 350 milhoes. 48 democratas e 3 republicanos nao quiseram repeli-lo. Como… Leia mais >>
Guga
Visitante
Tá lutando contra um establisment veio e corrupto que levou a América a ruina social,economica e financeira. Na falta de provas de conluio agora um nada democrático Special Counsel vai investigar,DEPOIS de eleito,as empresas dele que não tem nada a ver com seu mandato. Voltamos a campanha eleitoral,pura perseguição politica.Ora,neste… Leia mais >>
Rodrigo
Visitante
Os direitistas brasileiros entusiastas de Trump veem o presidente dos EUA como um antídoto a um “negócio” que eles chamam de “globaliismo”, que eu não consigo definir conceitualmente, se é que é tal fenômeno político realmente existe. De resto, eleição também é recado do povo, motivo pelo qual eu tenho… Leia mais >>
Bruno barreto
Visitante

Nem acho q haja motivo para isso mas…..trump por favor renuncie….livre o caro caio do carma que e acompanhar seu governo…..o caro tem uma surtada por semana no minimo com as sandices do periquito maluco….

Ivan
Visitante
Como disse um amigo meu americano e republicano de carteirinha ( mesmo ) : Trump is a huge embarassment! Quanto a sistemas de saúde minha experiência pessoal é que o NHS , o SUS inglês é um desastre. Pessoas são tratadas de acordo com estatísticas e não como pacientes. Se… Leia mais >>
Ivan
Visitante

E antes que passe batido, uma observação . Como sempre, o título da coluna é uma joia de precisão e concisão. Vintage Caio Blinder!

maisvalia
Visitante

E bota vintage nisso.
Frase de escoteiro raiz.

José do Norte
Visitante

A única linha cruzada foi a regra do escoteiros. Tudo o mais é política.

Guga
Visitante

Outro dinossauro republicano responsavel pela manutenção do falido Obamacare,mais um ´´herói´´:

http://edition.cnn.com/2017/07/28/politics/health-care-mo-brooks-mitch-mcconnell-cnntv/index.html

Rubem
Visitante

Como é 6a me permito desgalhar. Olha aí Caio, Macron dando que Costa é o cara!
http://expresso.sapo.pt/politica/2017-07-28-Presidente-de-Franca-Quero-dar-os-parabens-a-Antonio-Costa

maisvalia
Visitante

Por isso que a popularidade do Macron está em queda livre, hehehehe

Novocredo
Visitante
a discussão sobre planos de saúde é complexa. Não existe país no mundo que tenha encontrado a fórmula que contemple ampla cobertura, universalidade, qualidade e custo, afinal o próprio aumento de expectativa de vida, aliado ao ao aumento da tecnologia, impõe gastos crescentes. O grande erro de Trump, e dos… Leia mais >>
Nehemias
Visitante
Caio, Essa do McCain nem o cara do Game of Thrones poderia ter imaginado. Só faltou tirar a face e aparecer a Arya Stark, (ou o Obama… )Kkkk Pensando bem, pode ter sido um favor. Os republicanos fazem bem se virarem a página. Sairam de revogar o Obamacare, para substituir… Leia mais >>
Nehemias
Visitante
Caio, E acho que o problema maior é o seguinte: os custos de saúde aumentaram tanto que a maior parte dos países desenvolvidos convergiu para um sistema de saúde em que o estado banca de dois terços a quatro quintos dos gastos. Assim é na Europa Continental, e também nos… Leia mais >>
Rubem
Visitante
Essa questão da saúde mostra que o mercado nem sempre resolve tudo. Até porque acaba virando oligopólio e aí só ficam mesmo duas opções. Ou o oligopólio privado que para se sustentar e ter lucro vai cobrar o quanto quiser ou o monopólio estatal que vai ter de ser bancado… Leia mais >>
maisvalia
Visitante

Vc usa o SUS, não tem esse pobrema.

Samuel
Visitante
O maior problema da saúde americana está no custo e não na cobertura. Se os EUA tivessem um sistema de saúde minimamente frugal em custos, não teria problema um país rico incluir mais alguns milhões no sistema. Com Obamacare ou não, os problemas de pagamentos adicionais, como o Caio apontou,… Leia mais >>
Samuel
Visitante
Valeu Caio. Distribuir 100% dos recursos de forma direta realmente teria esse risco, mas 30%, 40% para custear consultas, exames e tratamentos odontológicos, seria razoável num sistema privado de ampla concorrência. Agora custos com os eventos esporádicos de alto custo como emergência e internações em UTI defendo que seja dinheiro… Leia mais >>
maisvalia
Visitante

Samuel rocks, sempre!

Guga
Visitante

Concordo com a proposta do Samuel em relação aos custos que poderiam ser resolvidos com mais médicos,laboratorios e hospitais PRIVADOS,mais concorrência.

O resto criaria um embroglio legislativo e jurídico se considerarmos que o governo coloca sua pata no sistema para ´´garantir´´ saúde de BOA qualidade para todos.

santista
Visitante

Agora vejo que tu não tem nada a ver com o Alan Blinder (que torce pro Trump).

Guga
Visitante

Sai Priebus leaker establishment amigo do Paul Ryan entra o General Kelly,eheheheh

Esse Trump,se não for impichado no minimo 4 anos de fortes emoções.

Guilherme
Visitante
Algumas correções do seu texto, Caio. Vê se aprende. 1) “[…] agenda trumpista em imigração, questões de lei e ordem e supressão de direitos”. Errado. Agenda legítima e escolhida democraticamente nas eleições. Se você é democrata, clintonista ou mesmo antidemocrático, sinto muito. Pelo menos, admita. Seja sincero e transparente (qualidade… Leia mais >>
wpDiscuz
Close
SiteLock